O Gerard Arthur Way nasceu em Newark, Nova Jersey, EUA, no dia 9 de Abril de 1977.É o vocalista da banda My Chemical Romance e tem 1,75m. A mãe, Donna (de origem italiana), tem um salão de beleza, e o pai, Donald (de origem escocesa), é vendedor de automóveis.
Gerard sabe falar várias línguas. Terminou o segundo grau em 1995 e formou-se em Artes Finas em 1999 na Escola de Artes Visuais de Nova Iorque. Chegou a fazer um desenho animado em 2001 para a Cartoon Network chamado “The Breakfast Monkey” que infelizmente não foi vendido porque a emissora dizia que era semelhante ao desenho “The Aqua Team” que já estava em produção.
No dia 11 de Setembro de 2001 Gerard estava em Nova Iorque e presenciou o atentado das Torres Gémeas. Ele afirma que esse acontecimento o fez repensar a sua vida e foi inspirado nesse dia que fez a primeira música chamada “Skylines and Turnstiles” . Alguns dias depois ligou para o amigo Matt Pelissier e apresentou-lhe a música que se tornou a primeira música dos My Chemical Romance.
Depois disso não parou mais e dedicou a vida à música, mas sem deixar a arte de lado. Gerard era amigo próximo de Bert McCracken cantor dos The Used mas chatearam-se em 2005. Há duas canções que as duas bandas cantam juntas “Under Pressure” dos Queen e do David Bowie que foi dedicada a uma amiga de Bert que estava a morrer, Sarah Meyler, e uma música dos MCR chamada “You Know What They Do To Guys Like Us in Prison”, em que Bert fornece apoio no vocal.
Foi o próprio Gerard que desenhou a capa do CD “Three Cheers For Sweet Revenge”. Desenhou também um modelo de t-shirts para a banda Thursday e hoje está prestes a realizar um sonho de infância, já que ele e o quadrinhista brasileiro Gabriel Bá estão a lançar uma banda desenhada “The Umbrella Academy” , pois sua grande ambição era ser cartonista. É fã de cinema, bastões e também de David Bowie.
O primeiro concerto a Gerard Way assistiu foi de Bruce Springsteen, com a mãe quando ele tinha apenas 8 anos. Foi no quarto ano que cantou pela primeira vez numa apresentação do Peter Pan para uma produção da escola. Depois disso nunca mais cantou até formar os MCR com o antigo baterista Matt Pelissier.
Ele era gordo no colégio e já trabalhou como empacotador num supermercado. Era a avó Elena Lee Rush que incentivava Gerard a fazer tudo o que queria. Elena ensinou Gerard a cantar, a desenhar, a maquilhar-se e a actuar. Era para ela que Gerard recitava as suas poesias e foi com o apoio dela que aprendeu a tocar guitarra. Elena também o ajudou muito com a banda My Chemical Romance quando lhes deu a carrinha e foi com ela que eles puderam participar em turs como a Warped Tour. Foi nesta tur que os integrantes dos MCR tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho ao grande público, assim como a várias outras bandas. Foi em homenagem à sua avó Elena, que faleceu em Novembro de 2004, que Gerard escreveu a canção "Helena" do álbum “Three Cheers For Sweet Revenge”, que se tornou um dos maiores sucessos da banda. Nas gravações do clip Gerard diz que foi uma forma de demonstrar a que sentia dor por não ter estado com a avó quando ela mais precisou dele, pois a banda estava em tur.
Gerard já foi dependente de drogas e álcool. Segundo ele, ficou “limpo” exactamente dia 11 de Agosto, que foi a data do concerto em que ele ficou bêbado pela última vez, na Warped Tour, em 2005. Também teve uma depressão muito forte e na maioria das vezes que não estava em tur com a banda estava a fazer terapia.
Gerard Way estava loiro por causa do novo álbum da banda, chamado The Black Parade. Segundo Gerard, ele mudou o tom do cabelo para se parecer com o tema principal do álbum que seria: Um paciente que estaria a morrer de cancro. Recentemente voltou a pintar o cabelo de preto.
Este fascínio do vocalista pela morte vem desde os 8 anos quando ele quase morreu e também quando tinha 16 anos e um amigo dele saltou para a frente de um comboio, estando ele presente.


